ARRUADA
Grupo de Bombos das Mercês
O Grupo foi fundado em 1980, com o nome de Grupo de Bombos de São Tiago de Valadares, em Baião (Norte), onde foi animador de Feiras, Festas, Romarias e Arraiais.
Em 1990 foi transferido para a histórica localidade das Mercês-Sintra, pelo Fundador e Sócio nº1, o senhor Trajano Nogueira, onde permanece com a actual denominação (Grupo de Bombos das Mercês). Em sete de Fevereiro de 2000, foi constituído como Associação, através de escritura pública, com a denominação de Associação do Grupo de Bombos das Mercês.
Define-se como um grupo de música popular portuguesa, (tipo Zés-Pereiras), muito útil para chamar a atenção do público para qualquer evento que se queira publicitar: manifestações de carácter religioso, profano, político, cultural, etc.
É constituído entre 15 a 18 elementos músicos. Instrumentos utilizados: Bombos, Caixas, Tarolas, Concertinas e, por vezes, outros instrumentos de percussão.
Sendo Sintra uma região saloia e a origem do Grupo ser o Douro, não pretendemos representar uma Região específica, antes damos preferência às genuínas Tradições populares portuguesas, incluindo no repertório diversos temas populares.
Tem desenvolvido a sua actividade dentro e fora do Concelho de Sintra, podendo-se destacar as seguintes participações:
- Festival Internacional de Percussão (Portugal a Rufar 2010) no Seixal;
- Festival de Grupos de Bombos, em Alcaide (Fundão);
- Festival organizado pelo Inatel (1000 Músicos em Movimento), no Parque das Nações;
-Campanhas políticas para eleição de presidentes de Junta, Câmara, Deputados europeus, Ministros
e Presidente da República.
- Várias Festas religiosas, nomeadamente:
- N. Sra do Cabo Espichel, N. Sª de Belém e N. Sra das Mercês... e em muitos Festivais de Folclore, principalmente na Rinchoa e em Mem Martins
A Associação foi agraciada com a Medalha de mérito cultural pelas Juntas de Freguesia de Mem Martins e de Rio de Mouro. Pela sua unicidade, a Câmara Municipal de Sintra atribui-lhe apoio financeiro, enquadrado no movimento associativo cultural do concelho.