17H - 19H
Formação: Teatro Dom Roberto
Fernando Cunha e José Quevedo
NOV
06
Formação: Teatro Dom Roberto
Fernando Cunha e José Quevedo
Formação
Os Robertos têm marca na história das marionetas em Portugal e muitos foram os que contribuíram para tal. Desde 2021 que o Teatro Dom Roberto está classificado como Património Cultural Imaterial.
Uma forma de preservar a cultura do Teatro Dom Roberto está na partilha de conhecimento desta arte.
Nesta formação vamos conhecer o Teatro Dom Roberto, a sua história, a barraca, os personagens, os adereços.
Vamos construir um personagem Dom Roberto.
Passamos pela manipulação, pelos jogos e ritmo.
A palheta, como não podia deixar de ser, aparecerá no final da formação para cada participante levar a sua e treiná-la.
Haverá candidatos aos “Novos Palheta”?
DATAS & LOCAL:
6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de Novembro
17H às 19H na Casa da Marioneta
FORMADORES:
Fernando Cunha e José Quevedo
MAIS INFORMAÇÕES:
casadamarioneta@gmail.com
FICHA TÉCNICA / ARTÍSTICA
PÚBLICO-ALVO
M/16
DURAÇÃO
15h
RESERVAS & INFORMAÇÕES
Fernando Cunha e José Quevedo
Aos 29 anos, Fernando Cunha, iniciou a carreira como ator/ bonecreiro, na companhia Valdevinos Teatro de Marionetas, da qual é membro fundador. Desde aí até aos dias de hoje continua ligado à companhia como diretor. Desempenha várias funções que vão desde a escrita, encenação, formação e representação. Fez formação com a Isabel Barros - “Movimento corporal com as marionetas”, com Jean Luc Penso em marionetas de sombras chinesas e de luva, com Marta Fernandes da Silva em construção de marionetas e cenografia, com Luciano Reis em técnica de voz, com Filipe Crawford máscaras neutras, larvares, expressivas, commedia dell ́Arte e de Bali, com Matteo Cifariello fez formação de clown. Tem formação em teatro de Lambe-lambe com José Quevedo. Formação Elaboração de projectos; Formação financiamento projectos culturais pela Suggestus, Escrita Criativa - Ondjaki, formação teatro de objetos – pela companhia Arriba las Hu-manos. Pós-graduação Marionetas e Formas animadas pela ESELX - Escola Superior de Educação de Lisboa Desempenha também funções como diretor artístico: MIMMOS-Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objetos de Sintra, Diretor e programador: Casa da Marioneta de Sintra. Desde 2015 que apresenta o Teatro Dom Roberto. Tem no seu repertório quatro histórias tradicionais, “Rosa e os 3 Namorados”, “O Castelo dos Fantasmas”, “O Barbeiro Diabólico” e a “Tourada à portuguesa”. Juntou ao seu repertório duas novas histórias originais, “O Moleiro e o Burro” e “O Pescador”. Querendo que esta tradição tenha a continuidade desejada foi impulsionador, é diretor artístico, do “É só Palheta” - Encontro do Teatro Tradicional Dom Roberto, que teve a sua primeira edição em Setembro de 2021. Em 2021 assumiu o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia da UNIMA-P - União Internacional da Marioneta - Centro português da UNIMA.
José Quevedo nasceu em La Guaira, Venezuela, em 27 de dezembro de 1985. Em 1993, ele começou sua formação em teatro de marionetas com a Fundação Telba Carantoña.
No 2002 recebe uma oficina da marionetista Lilian Maa'Dhoor. En 2005 entra na companhia Teatro Naku y no 2009 funda o Telba Carantoña Teatro.
Em 2012, ele fez uma oficina de criação com o marionetista Toni Rumbaud.
Em 2013 realiza oficina com a companhia Phillipe Gentty e teatro Lambe-lambe com Gabriela Céspedes.
Desde 2015, ele faz parte do Movimento do teatro Lambe-lambe Venezuela.
Entre os anos 2017 e 2019 faz uma gira pelas ruas da América do sul, desde o Caribe da Venezuela até a Patagônia Argentina. Desde maio de 2019 reside em Portugal. Continua a trabalhar com Telba Carantoña Teatro, e agora também com os Valdevinos Teatro de Marionetas. Em setembro de 2023 vai fazer 30 anos de vida artística no teatro de marionetas.