16:00 às 18:30
Oficina de construção de marionetas
JARDIM
SET
14
"Vida de Marioneta"
Valdevinos Teatro de Marionetas
PORTUGAL
A oficina tem como objectivo a construção de uma marioneta individual e a sua manipulação a partir do conhecimento adquirido e desta forma desenvolver o gosto por esta arte.
É uma abordagem ao processo que vai da criação à utilização de uma marioneta, através das várias etapas e ajustando-se a cada faixa etária. Ilustra as potencialidades que esta arte pode representar na formação em qualquer idade.
Apresenta-se um modelo de marioneta a ser construído e explica-se as várias fases de construção.
Após esta explicação, será distribuído por cada participante, o material a ser utilizado na construção da sua marioneta. Serão utilizados materiais simples como tecidos, fio de algodão e lã, madeira, papel, bolas de ping pong ou madeira, canetas de feltro diversas...
A criatividade de cada participante será a nova marioneta.
FICHA TÉCNICA/ARTÍSTICA
Oficina: Vida de marioneta
Autor: Valdevinos teatro de marionetas
Monitores: Fernando Cunha e José Quevedo
Fotografia: Miguel Soares
Design Gráfico/Web: Norma Carvalho
Produção: Ana Pinto
PÚBLICO-ALVO
M/4
DURAÇÃO
ACESSO LIVRE
Valdevinos Teatro de Marionetas
Valdevinos Teatro de Marionetas foi fundada em 1997 está sediada em Agualva, concelho de Sintra. Produz e apresenta espetáculos e oficinas, em regime fixo e de itinerância, assim como formações nesta área, para todas as faixas etárias. Em 2015 a Casa da Marioneta de Sintra abriu portas no Jardim da Anta em Agualva. Este espaço promove uma maior ligação à comunidade, ao universo temático e ao espólio da companhia, através de atividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos. Em 2017 implementou a 1ª edição da MIMMOS-Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra, sendo um evento bianual. Em 2021 e 2023 organizou o 1º Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto “É Só Palheta” que cumpre com o objetivo de contribuir para a divulgação desta forma de teatro popular.