Todas as Idades
15 min.
“A Tourada”
Não se entendem os forcados. É tourada ou teatro? A praça (ou o palco?) está pronta, venha o toureiro, Diego Acagazado, fazer a sua faena. Regressam os forcados para a “pega de caras”, o toiro dá-lhes com tudo o que tem (…) e ninguém sai ileso desta tourada (tirando o espectador, claro).
Proveniente do reportório popular, o "texto" da Tourada reinventa-se em cada marionetista do Teatro Dom Roberto. Invariavelmente, porem, veremos o contraditório: forcados dançantes, toureiros com medo, um toiro ora bravo ora ternurento, não fosse esta uma corrida de touros feita por bonecos de luva com voz de palheta, os mais ocidentais descendentes de pulcinela: os robertos.
Ficha-Técnica & Artística
Interpretação, marionetas, adereços: Ricardo Ávila
Figurinos: Teresa Ávila
Ricardo Ávila
Ricardo Ávila
PALHETA DESDE 2019
Licenciado em educação de infância pela Universidade dos Açores (2007) e mestre em teatro pela Universidade de Évora (2012), com estágio final na VSMU - Academy of Performing Arts (Bratislava). É cofundador da companhia de teatro Cães do Mar e marionetista da nova geração de executantes do Teatro Tradicional Português de Marionetas “Dom Roberto” (património imaterial português).