PALHETA DESDE 2012
Sara Henriques
Sara Henriques - Mestre em Teatro (Ator/Encenador), pela Universidade de Évora. Iniciou a sua carreira profissional e especialização em marionetas em 2003 tendo sido atriz e marionetista residente na companhia Teatro de Marionetas do Porto companhia de referência nacional e internacional, onde até 2013 participou em 21 novas produções e cocriações. Em 2012 recuperou o reportório do Teatro Dom Roberto feito até 2010 por João Paulo Seara Cardoso. Em 2013 apresentou-se em Londres como marionetista na Royal Opera House, entre outros locais e em 2014 foi convidada a participar no Programa Pegada Cultural financiado por EEA Grants, promovido pela companhia Almad`Arame. Desde 2013 é codiretora artística e assume também a direção de produção da companhia Red Cloud Teatro de Marionetas. No seu percurso profissional artístico apresentou o seu trabalho em muitos teatros nacionais e por importantes festivais internacionais.
Rui Rodrigues - frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e desde 1999 que se dedica às artes plásticas aplicadas ao teatro e ao cinema. Entre 2001 e 2013 foi coordenador técnico do Teatro de Marionetas do Porto. Dirigiu a construção de marionetas, adereços, máquinas de cena e efeitos especiais bem como a montagem e operação técnica dos espectáculos em carreira e em digressões nacionais e internacionais. Durante este período trabalhou também no desenho de luz de vários espetáculos em colaboração com o encenador João Paulo Seara Cardoso e fora da companhia fazendo cenografia, adereços, marionetas, máscaras e ilustração. Atualmente codirige a companhia Red Cloud Teatro de Marionetas e colabora com outros projetos de teatro, cinema e artes plásticas. Entre as últimas colaborações destacam-se: National Theatre (Londres) – Escultor e aderecista em “Silver Tassie”, “The James Plays”, “Medea” e “Treasure Island” 2014, “Angels in America” e “Pinocchio” 2017. Royal Opera House – Construtor de Marionetas e Manipulador em “El Gato con Botas” 2013, O Som e a Fúria – Escultura de adereço (Baleia em tamanho real) para o filme “As 1001 Noites” de Miguel Gomes 2013, Escultura e confeção de máscara para a curta “Carnaval Sujo” de José Miguel Moreira – 2019, Lightbox Filmes – Construção de réplica de parede em ruínas com gravura para os filmes “Sefarad” 2019 e “1618” 2020.